É isto que a família ensina em casa? Certamente, não sei...

Num jardim público os adolescentes, de cigarro entre os dedos, jogam à bola - mesmo estando a sinalização que proíbe jogos - imunes à força com que a lançam, esquecendo que as pessoas passam; o que interessa é satisfazer o seu ego, quiçá, numa espécie de desejo em ser o próximo CR7 cá do burgo.
E a bola bate nas pessoas? Bate. E isso que importa. E pedem desculpa? Mas acham mesmo? Essa palavra foi riscada no manual de boas maneiras.
Desculpe, com licença faz favor bahhhhhhhhhh coisas de cotas, já não se usa.
E continuam a jogar... Falar com eles, chamá-los à atenção é melhor não, ainda oiço alguma frase desagradável e, pelo que vejo, é malta que não hesita em mandar uma velha para qualquer sítio. "Se estás mal muda-te" deve ser o lema desta rapaziada.
E eu mudei-me. Procurei um sítio onde não houvesse adolescentes mal-encarados...
A que ponto chegou a educação!

Comentários

  1. A educação passou para segundo plano pelos vistos!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Grande maioria dos jovens de hoje não tem qualquer respeito pelos mais velhos. O ano passado o meu marido foi massacrado verbalmente por 5 jovens no autocarro. Tudo porque o banco de trás levava 5 pessoas, e o meu marido ia lá sentado. O que fez com que um deles ficasse de pé. Um deles teve o desplante de dizer que "andam aqui estes velhos que já devem uns anos à cova, só para atrapalharem a nossa vida" O meu marido tem 74 anos, e segundo a maioria das pessoas, até aparenta menos.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é má indole... sem noção. Pensam que são imortais! Estão tão enganados....
      Deixe estar Elvira, que vai ser a vida a lhes dar muitas duras lições...
      Se são jovens, têm mais é que viajar de pé, ora essa! Gabam-se do seu fulgor juvenil e depois querem viajar no autocarro de cuzinho sentadinho e por um velhote (sem querer ofender) de pe? Nem faz sentido. Deixe estar que esse, antes mesmo de chegar aos 50, já vai estar com os bofes de fora...

      Boa semana!

      Eliminar
  3. E mesmo, a juventude agora nao tem muita educacao e nao tem respeito pelos mais velhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá, amiga sabe melhor do que eu que actualmente uma boa parte dos papás e mães não passam os valores da boa educação aos filhos, em casa o melhor para eles, é os filhos estarem de volta do telemóvel ou do computador, a comunicação com os filhos é quase nula, depois culpam os outros quando os filhos enveredam por caminhos errados, os próprios filhos nunca são culpados, se o professor respira mais alto é uma ofensa para os alunos, de seguida os papás vão pedir satisfações aos professores com agressividade, julgam estes que a educação (boas maneiras) dos filhos é de responsabilidade dos professores, amiga! deve de ficar admirada quando um dia encontrar uma maioria de jovens bem educados, actualmente é normal a má educação e agressividade, a mesma que os papás praticam em casa.
    Sábado feliz,
    Toine Marafade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toine.....
      VOu sair depois venho dar-te resposta, sim?
      Kis :=}

      Eliminar
    2. Toine Marafade...
      Não sei onde está o erro: se nos pais , filhos do 25 de Abril se nos netos do 25 de abril. Algo no 25 de abril deu errado quiça a,ideia de que " liberdade" é libertinagem
      Kis :=}

      Eliminar
    3. Amiga, tenho 32 filhos, todos nascidos depois do 25 Abril, todos são bem educados,fui eu e as mães que tivemos a preocupação de os ensinar o respeito que obrigatoriamente devem ter pelas outras pessoas, facilmente compreenderam qual a diferença do bem com o mal e dos seus deveres, os meus 46 netos seguem o exemplo dos meus filhos, o 25 de Abril deu-me a oportunidade de educar melhor os meus filhos. Toine Marafade.

      Eliminar
  5. Mudou-se e partilhou o pensamento de um facto, que sendo assim, é de lamentar.
    Nos jardins públicos é proibido jogar à bola, e para 2018, aprovado em assembleia na 5ª feira passada, passa a ser proibido fumar em espaços públicos onde frequentem crianças (os parques devem ser contemplados.

    São casos isolados AvoGi, porque Portugal, tem e terá como referência hábitos educacionais de que nos possamos orgulhar.

    Beijinhos e bom fim e semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz...
      Penso que sim...mas depoiis de escrever esta mensagem fui ao feice uque e era um descalabro de ofensas aos educadores....já não sei se serão casos isolados
      Kis :=}

      Eliminar
  6. Elvira...
    O que irão receber os pais desta malta quando chegarem a velhos?
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  7. A juventude está perdida! Já não há respeito pelos mais velhos e se alguém diz alguma coisa eles mandam... para todo o sitio.
    Kiss

    ResponderEliminar
  8. Qual educação,
    qual carapuça
    na gera confusão
    não mais se usa!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edu.....
      Edu....cação é bom. Eu ainda sou do tempo...e ensinei filhos a serem do tempo....ensi onetos a serem do tempo...em que se usava a educação
      Kis :=}

      Eliminar
  9. Excessos de propaganda e sorrisos do Marcelo
    é no que dão... Hé hé hé ~_````

    Xoxo de aqui da Serra
    e um grande e feliz fim de Semana.

    ResponderEliminar
  10. É triste a falta de respeito de algumas pessoas!

    r: Tão bom *.*

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Aqui para os meus lados, eles andam de skate e bicicleta na rua, os idosos que desviem porque eles são os donos do lugar.

    ResponderEliminar
  12. É um desrespeito gritante por todo o lado e estou como tu, nem vale a pena dizer nada, arriscamo-nos a ouvir o que não queremos....

    ResponderEliminar
  13. Eu já tenho dito e repito: agradecer e pedir desculpa, parece ser coisa caída em desuso.
    E olha, Mana, que não se trata só de miudagem...
    Repara à tua volta e depois me dirás.
    Felizmente, há excepções, como em tudo.
    Pois se fosse eu que estivesse perto e a bola desses meninos me atingisse, pegava nela e dáva-lhe um chuto para bem longe. Já numa ocasião fiz isso na praia, quando um bola bateu no meu neto, era ele pequeno...

    Beijocas, Mana paciente. :)

    ResponderEliminar
  14. A educação de hoje em dia deixa muito a desejar. Felizmente tenho uma boa família que me soube educar da melhor maneira. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Olha que o meu filhote queixa-se precisamente do contrário,ele cumprimenta sempre são os adultos nem sempre respondem e muitas vezes o ignoram!

    Bjix

    ResponderEliminar
  16. Mas onde vais tu encontrar estas pessoas??
    Jovens a jogar futebol ainda vai lá.. mas a fumar ao mesmo tempo? Devia ser cá um jogo e peras! Uns travadinhos só a chutar bolas...
    Acho muito estranho. A boa educação ainda existe, está bem viva!!

    PS: Sempre que vou para comentar no teu blogue abre-se uma janela adicionar que não se apaga nunca. Parece virus, pitching... que cena! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha, é aquela festa do "seu telefone tem virus"? É que há alguna blogues que visito e apresentam essa treta. Ou é outra?
      Não sei...mas será do teu telemóvel que é sensível a vírus?
      Kis :=}

      Eliminar
  17. Vi no Daily Mail, há umas semanas atrás, num vídeo...
    Uma senhora, de meia idade, que passeava dois cães pequenos, dirigiu-se a um grupo de jovens, que fazia um barulho infernal, numa zona de lazer, com uma piscina ao lado...
    Depois de pedir que fizessem menos barulho... um dos jovens dá-lhe um empurrão... a senhora cai para trás... de seguida o jovem agarra num braço e perna da senhora... e arrasta-a para dentro da piscina... com os dois cães junto...
    E assim vai a juventude de agora... sem limites... que os pais não lhes ensinam... e as redes sociais também têm pouco de didáctico...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade